O CAMBITEIRO QUE SE TORNOU CIENTISTA

HUMASON

Milton Lasell Humason nasceu em 19 de agosto de 1891 na cidade de Dodge City, Minnesota, Estados Unidos.

Logo cedo abandonou a escola e não teve educação formal após os 14 anos de idade. Mas como gostava muito de montanhas, especialmente o Monte Wilson (na Califórnia), em 1917 ele se tornou o “condutor de mulas” que levava os equipamentos para a construção do telescópio de 100 polegadas, o maior da época, daquele monte. Depois se tornou zelador do observatório onde estava o telescópio que ele viu ser construído.

A partir daí, o seu interesse na Astronomia começou a surgir. Depois de zelador, se tornou voluntariamente assistente do observatório. Ia sempre aprendendo com os profissionais que passavam pelo observatório do Monte Wilson. Em 1919 seu talento para ser astrônomo foi reconhecido pelo diretor do observatório, George Ellery Hale, que o tornou membro do equipe. Aquilo eram sem precedentes, porque Humason não tinha Ph.D. ou diploma escolar e se tornou um membro de uma equipe de astrônomos de um observatório tão importante como o do Monte Wilson.

Apesar disso, seu trabalho foi presenteado por descobertas muito importantes. Como era um observador cuidadoso, obtinha fotografias e espectrogramas caprichosos de galáxias muito fracas. As suas observações desempenharam um papel importante no desenvolvimento da cosmologia física, inclusive auxiliando Edwin Hubble na formulação de lei de Hubble (às vezes chamada de lei de Hubble-Humason). Muito do seu trabalho é creditado atualmente à Edwin Hubble porque por muitos anos trabalharam juntos. Ajudou, por exemplo, no trabalho de identificar o quanto uma galáxia se afasta ou se aproxima de nós pelo seu redshift (o desvio para o vermelho). Ainda assim, descobriu um cometa, C/1961 R1 (Humason), notável pela grande distância de seu periélio. Também quase descobriu o planeta anão Plutão, mas não o tinha notado em várias de suas fotografias.

Milton Humason ganhou em 1950 um doutorado em ciências da Universidade de Lund, e em 1957 se aposentou de seu trabalho. Em 18 de junho de 1972 falece aos 80 anos de idade, na cidade de Mendocino, Califórnia.

Na série Cosmos, de Carl Sagan, a vida e o trabalho de Milton Humason é mostrada com detalhes no episódio 10: O Limiar da Eternidade.

 

Alguém pode me dizer de onde veio a bolinha que deu origem ao famoso bing bang que a ciência diz ter ocorrido?

Melhor resposta:  A ciência é feita de investigação, de experimentação, de ceticismo e de descrença. Diferente das religiões, onde tudo é achismo, invenção, adivinhações, e o que conta é o poder da autoridade.

O Big Bang  não é uma invenção de alguém que não tinha coisa melhor para fazer, nem uma tentativa de adivinhar o que aconteceu a 13,7 bilhões de anos atrás, mas o resultado do trabalho que começou com Galileu Galilei, aquele que quase teve o mesmo destino de Giordano Bruno, que foi queimado numa fogueira por que achava que cada estrela era um sol, e cada sol tinha um planeta, e cada planeta tinha vida, e vida inteligente. Depois de Galileu, veio Isaac Newton, aquele que uma vez, na mesma idade em que você só fica pensando em televisão e cachorro-quente, ficou saltando sobre um riacho, tentando descobrir se era real a idéia de que pular contra o vento faz o salto ser menor, que revolucionou a filosofia e praticamente deu vida própria à Física, e que pegou o trabalho de Galileu e de Kepler e nos legou uma teoria gravitacional. Mas não para por aí, a ciência desde então tem provocado os homens, e a natureza tem provocado a ciência, e o desafio era explicar o que estava acontecendo, o que os olhos testemunhavam, entender como funcionava o mundo, como ele surgiu, se ele surgiu em algum momento ou se ele sempre existiu, se ele sempre existirá ou se terá um fim, e entender como é que uma estrela nasce, como evolui, como morre. Entender de onde veio cada átomo deste Universo. Descobrir se o Universo é mesmo infinito ou se ele é finito e, se o for, qual o seu tamanho. E este trabalho não é de adivinhação, é de estudo. Estudo, sabe, aquilo que você odeia. Não só ler o que outros escreveram e decorar as respostas para as provas, mas realmente estudar o que acontece na natureza, propor um modelo para explicar o que foi observado, e testar este modelo em outros casos, e repetir isto até ter um modelo robusto, que explique o melhor possível a natureza. Foi assim que no início do século passado os astrônomos descobriram que o que estavam vendo em telescópios nem sempre eram nebulosas, que a nossa Galáxia não era todo o Universo, que haviam outras Galáxias. Descobriram que examinando a luz que um corpo emite, dá para descobrir do que ele é feito. Descobriram também que a luz que provinha de muitas galáxias estava alterada, o espectro dos elementos conhecidos estava lá, mas estava deslocado para o vermelho. Deduziram que este desvio é um desvio Dopler (sabe quando uma ambulância passa com a sirene ligada, antes de passar por ti o barulho é mais agudo, depois que passa, é mais grave? Efeito Dopler), e que indica que as galáxias estão se deslocando, se afastando de nós. A grande maioria está se afastando. Mas se estão se afastando, se rodarmos o filme da história do Universo para trás, veremos elas se aproximando, convergindo, reunindo, misturando, mesclando, virando uma coisa só. Foi aí que nasceu a teoria do Big Bang. É o resultado de muito trabalho, muito estudo, e não uma adivinhação como você, na sua ignorância, está pensando.

Eu sugiro que antes de espezinhar a ciência, que você estude e aprenda. Vá conhecer a vida e a obra de gente como Newton, Galileu, Bruno, Kepler, Pascal, Einstein, Feynman, e tantos outros.

E da próxima vez que for falar do Big Bang, antes de falar besteira, se informa antes, sim? Você vai estar fazendo um favor para si mesmo e para quem ouvir o que você falar.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Bang

Em Cosmologia, o Big Bang é uma teoria científica que explica como o universo surgiu de um estado de altas densidade e temperatura há cerca de 13,7 mil milhões de anos (bilhões BR). A teoria baseia-se em observações que indicam a expansão do universo (e do próprio espaço) de acordo com a lei de Hubble.

Essas observações mostram que o universo se expandiu de um estado em que toda a matéria e energia concentravam-se em um ponto de densidade e temperatura extremas. Os físicos não estão de acordo sobre o que aconteceu antes do Big Bang, apesar de a relatividade geral predizer uma singularidade gravitacional.

Primórdios

A proposta do Big bang (ou Grande Explosão) foi sugerida primeiramente pelo padre e cosmólogo belga Georges Lemaître (1894-1966), quando expôs uma teoria propondo que o universo teria tido um início repentino. Com o passar do tempo a proposta do cosmólogo belga começou a tomar forma quando em 1929 as linhas espectrais da luz das galáxias observadas no observatório de Monte Palomar por Milton La Salle Humason começaram a revelar um afastamento progressivo para as galáxias mais distantes, com características de uma dilatação universal. Traduzida em números esta descoberta permitiu ao astrônomo Edwin Hubble encaixar uma progressão aritmética que mais tarde foi chamada de Constante de Hubble.

O físico Albert Einstein apresentou em 1915 a teoria geral da relatividade que se identificava muito com o cenário de fundo do universo. Originalmente a teoria era apenas uma estimativa desenvolvida com cálculos matemáticos que propunha atender à implicação da não simultaneidade da propagação eletromagnética, que a partir da descoberta do padre Ole Christensen Roemer estabeleceu valores para a velocidade da luz. Através desta descoberta provou-se que acontecimento e fato não poderiam ser mais simultâneos como até então pensavam certos astrônomos, pois implicava em dizer que o acontecimento e o fato eram independentes e deveriam respeitar uma ordem, ou seja, o universo observável referia-se ao passado, quanto mais distante mais antigo.

 

PADRE ACREDITA EM DEUS?

…O BIG BANG, VAI ENCARAR?

A proposta do Big Bang (ou Grande Explosão) foi sugerida em 1927 pelo padre e cosmólogo belga Georges Lemaître (1894-1966), quando expôs uma teoria propondo que o universo teria tido um início repentino. Com o passar do tempo a proposta do cosmólogo belga começou a tomar forma quando em 1929 as linhas espectrais da luz das galáxias observadas no observatório de Monte Palomar por Milton La Salle Humason começaram a revelar um afastamento progressivo para as galáxias mais distantes, com características de uma dilatação universal. Traduzida em números esta descoberta permitiu ao astrônomo Edwin Hubble encaixar uma progressão aritmética que mais tarde deu lugar à Constante de Hubble.

Albert Einstein apresentou em 1915 a teoria geral da relatividade que se identificava muito com o cenário de fundo do universo. Originalmente a teoria era apenas uma estimativa desenvolvida com cálculos matemáticos que propunha atender à implicação da não simultaneidade da propagação eletromagnética, que a partir da descoberta do padre Ole Christensen Roemer estabeleceu valores para a velocidade da luz. Através desta descoberta provou-se que acontecimento e fato não poderiam ser mais simultâneos como até então pensavam certos astrônomos, pois implicava em dizer que o acontecimento e o fato eram independentes e deveriam respeitar uma ordem, ou seja, o universo observável referia-se ao passado, quanto mais distante mais antigo.

************************************************************************************************************************************************************************

…ATÉ HOJE EU ESCUTO O BARULHO ENSURDECEDOR…MAS TAMBÉM AVISTO O CLARÃO DAS CHAMAS QUE QUEIMARAM GIORDANO BRUNO…

#############################################################

 

Sobre liciomaciel

Velejador
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s