P Y T H O N – a linguagem

O INCRÍVEL CRESCIMENTO DA LINGUAGEM PYTHON

Postado em setembro 7, 2017

Recentemente, o Stack Overflow (site de perguntas e respostas sobre programação, que se transformou em ponto de encontro dos programadores em todo mundo) realizou um estudo sobre como os países ricos (aqueles definidos como alta renda pelo Banco Mundial) tendem a visitar um conjunto diferente de tecnologias em relação ao resto do mundo. Entre as maiores diferenças está a linguagem de programação Python. Quando a pesquisa se concentrou em países de alta renda, o crescimento da linguagem Python é ainda maior do que mostrado por ferramentas como o Stack Overflow Trends, ou em outros rankings que consideram o desenvolvimento global de software. Este estudo foi conduzido por David Robinson, Cientista de Dados do Stack Overflow, e trouxemos um resumo do estudo aqui neste post para você. O artigo original em inglês pode ser acessado neste link.

A conclusão do estudo, foi o extraordinário crescimento da linguagem de programação Python nos últimos cinco anos, conforme visto pelo tráfego no Stack Overflow em países de alta renda. O termo “crescimento mais rápido” pode ser difícil de definir com precisão, mas a linguagem Python tem uma sólida pretensão de ser uma das maiores linguagens de programação do mundo e com “crescimento mais rápido”. Parece que o objetivo vai sendo alcançado.

Os números discutidos no estudo, são para países de alta renda e geralmente representativos das tendências nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Canadá e outros países com mesmo nível de renda, que em conjunto compõem cerca de 64% do tráfego do Stack Overflow. Muitos outros países como Índia, Brasil, Rússia e China também contribuem de forma consistente para o ecossistema global de desenvolvimento de software, mas o estudo foi menos descritivo nessas economias, embora podemos ver que a linguagem Python também mostrou crescimento.

Vale ressaltar que o número de usuários de uma linguagem não é uma medida da qualidade da linguagem: o estudo está apenas descrevendo o uso dos desenvolvedores, mas não prescrevendo nada!

 

Crescimento da Linguagem Python em Países de Alta Renda

Acompanhando o Stack Overflow Trends fica fácil perceber que a linguagem Python vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Mas vamos nos concentrar em países de alta renda e considerar as visitas às questões, e não as questões respondidas (isto tende a dar resultados semelhantes, mas tem menos ruído mês a mês, especialmente para tags menores).

O estudo começa considerando de dados de visualizações a questões sobre Python no final de 2011 e, no período de 2011 a 2017, podemos considerar o crescimento da linguagem Python em relação a outras cinco principais linguagens de programação. (Observe que esta é, portanto, uma escala de tempo menor do que a ferramenta Stack Overflow Trends, que se remonta a 2008). Este gráfico abaixo contém seis das dez tags mais visitadas no Stack Overflow em países de alta renda; as quatro não incluídas são CSS, HTML, Android e JQuery.

 

O Incrível Crescimento da Linguagem Python

 

Junho de 2017 foi o primeiro mês em que Python foi a tag mais visitada no Stack Overflow em países de alta renda. Isso incluiu ser a tag mais visitada nos EUA e no Reino Unido, e no top 2 em quase todas as outras nações de alta renda (ao lado de Java e JavaScript). Isto é especialmente impressionante porque em 2012 a tag Python foi menos visitada do que qualquer uma das outras 5 linguagens, e cresceu 2,5 vezes nesse período.

Parte disso é devido à natureza sazonal do tráfego para Java. Uma vez que é muito ensinado em cursos de graduação, o tráfego de Java tende a aumentar durante o outono e a primavera e cair durante o verão. Será que Java vai se recuperar em relação a linguagem Python novamente até o final do ano? Podemos tentar prever os próximos dois anos de crescimento com um modelo chamado “STL”, que combina o crescimento com as tendências sazonais para fazer uma previsão sobre os valores futuros.

 

O Incrível Crescimento da Linguagem Python

 

De acordo com este modelo, Python poderia ficar na liderança ou ser ultrapassada por Java no outono (está aproximadamente dentro da variação das previsões do modelo), mas está claramente no caminho para se tornar a tag mais visitada em 2018. STL também sugere que JavaScript e Java permanecerão em níveis semelhantes de tráfego entre os países de alta renda, assim como os últimos dois anos.

 

Quais tags estão crescendo mais rápido em geral?

O gráfico anterior era apenas para as seis linguagens de programação mais visitadas. Entre outras tecnologias notáveis, quais atualmente estão crescendo mais rapidamente em países de alta renda?

Definimos a taxa de crescimento em termos da relação do tráfego entre 2017 e 2016. Decidimos considerar apenas linguagens de programação (como Java e Python) e plataformas (como iOS, Android, Windows e Linux) nesta análise, ao contrário de frameworks como Angular ou bibliotecas como TensorFlow (embora muitos deles tenham mostrado um crescimento notável que pode ser examinado em um artigo futuro).

Devido aos desafios na definição do “crescimento mais rápido”, comparamos o crescimento com a média geral em um plot de diferença média.

 

O Incrível Crescimento da Linguagem Python

 

Com uma taxa de crescimento de 27% ano-a-ano, Python permanece sozinho como uma tag que é grande e que cresce rapidamente. A próxima maior tag que mostra crescimento similar é a Linguagem R. Nós vemos que o tráfego para a maioria das outras tags permaneceu bastante estável em países de alta renda, com visitas a Android, iOS e PHP diminuindo ligeiramente. Também podemos notar que, entre as linguagens de programação funcionais, Scala é a maior e crescente, enquanto F# e Clojure estão diminuindo, com Haskell no meio e permanecendo estável.

Há uma omissão importante no gráfico acima: o tráfego para as questões do TypeScript cresceu impressionantes 142% no ano passado, o suficiente para que ficasse de fora, pois precisamos compreender o que este outlier representa. Você também pode ver que algumas outras linguagens menores estão crescendo de forma semelhante ou mais rápida do que o Python (como R, Go e Rust), e há várias tags como Swift e Scala que também estão mostrando um crescimento impressionante. Como o tráfego destas linguagens se comparam a Python ao longo do tempo?

 

O Incrível Crescimento da Linguagem Python

 

O crescimento de linguagens como R e Swift é realmente impressionante, e o TypeScript mostrou expansão especialmente rápida em um tempo ainda menor. Muitas dessas linguagens menores cresceram de forma notável quanto ao tráfego de pesquisas no Stack Overflow, no ecossistema de software. Mas, como mostra este gráfico, é mais fácil mostrar um crescimento rápido quando uma tag começou relativamente pequena.

Observe que não estamos dizendo que essas linguagens vão de alguma forma “competir” com Python. Em vez disso, estamos explicando por que tratamos seu crescimento em uma categoria separada. Python é um caso incomum por ser uma das tags mais visitadas no Stack Overflow e uma com crescimento mais rápido. (Aliás, também está acelerando! Seu crescimento ano a ano se tornou mais rápido a cada ano desde 2013).

 

E no Restante do Mundo, Incluindo o Brasil?

Até aqui, analisamos as tendências nos países de alta renda. Python mostra um crescimento semelhante no resto do mundo, em países como Índia, Brasil, Rússia e China?

Na verdade, sim.

 

O Incrível Crescimento da Linguagem Python

 

Fora dos países de alta renda, Python ainda é a linguagem de programação principal de maior crescimento. Começou em um nível mais baixo e disparou dois anos depois (em 2014 em vez de 2012). De fato, a taxa de crescimento ano-a-ano de Python em países de renda não alta é ligeiramente superior à dos países de alta renda. Nós não examinamos isso aqui, mas R, a outra linguagem cujo uso está positivamente correlacionado com o PIB, também está crescendo nesses países.

Muitas das conclusões deste artigo sobre o crescimento e o declínio das tags (em oposição aos rankings absolutos) em países de alta renda são verdadeiras para o resto do mundo. Existe uma correlação de 0,979 Spearman entre as taxas de crescimento nos dois segmentos. Em alguns casos, você pode ver um fenômeno “atrasado” semelhante ao que aconteceu com o Python, onde uma tecnologia foi amplamente adotada em países de alta renda um ano ou dois antes de se expandir no resto do mundo. Ou seja, ainda não vimos a explosão da linguagem Python no Brasil, o que vai trazer um oceano de oportunidades. Obviamente, para quem estiver preparado!

Não queremos contribuir com qualquer “guerra de linguagem”. O número de usuários de uma linguagem não implica nada sobre sua qualidade e, certamente, não pode dizer qual linguagem é mais apropriada para uma situação específica. Com essa perspectiva em mente, no entanto, acreditamos que vale a pena entender quais linguagens compõem o ecossistema de desenvolvedores e como esse ecossistema pode estar mudando.

Data Science Academy, em seu compromisso de oferecer treinamentos completos, avançados e alinhados com as necessidades do mercado, oferece diversos cursos em que a linguagem Python é utilizada. Confira:

Python Fundamentos Para Análise de Dados (Gratuito)
Big Data Real-Time Analytics com Python e Spark
Machine Learning
Deep Learning Frameworks
Deep Learning I
Deep Learning II

Além  de oferecer cursos em Python, oferecemos com outras linguagens em crescimento no mercado, como linguagem R, Scala e Java. Confira nosso catálogo completo: Catálogo de Cursos DSA.

 

Equipe DSA

Anúncios