ASTRONOMIA & COMPUTADOR

 

 

 

 

CapaAstronomia-Computador cópia

Esta foto acima (capa do polígrafo) é do aplicativo Estrelas, que permite calcular instantaneamente quais astros você poderá ver em qualquer dia, além de outros dados importantes.

A foto abaixo, é do veleiro de oceano “KRUM”, projeto Bruce Roberts, de 27 pés (8,22 metros), de fabricação própria, em fibra de vidro (construir sai mais barato que um automóvel popular…).

4289

DEUS NÃO COMPUTA OS ANOS QUE PASSAMOS VELEJANDO… (Coca, grande velejador brasileiro)

Contratei e construí o barco num confiável estaleiro aqui no RJ, em cerca de dois anos, em fibra de vidro, sanduiche de Airex e de BelcoBalsa e velejei nele por 28 anos, sem acidentes graves, sem problemas, como está descrito nos meus três livros de náutica: “Roteiro: de Bertioga a Natal, passando por Abrolhos, Rocas e Noronha” (300 páginas); “Velejando Melhor – teoria e técnica de vela” (230 páginas); “Navegação Programada – plataforma Windows”, com 40 aplicativos de navegação astronômica  (200 páginas com CD-ROM encartado dos aplicativos, muitas fotos).

Você adquire o projeto no Bruce Roberts (agora pode adquirir o equivalente projetado pelo Cabinho: Yacht Designs), que fornece auxílio durante a construção). Constrói e acompanha a construção num estaleiro. Lança o veleiro n’água e executa o restante (acabamento, instalações, etc.) você mesmo boiando, já velejando, maravilhado…

 ASTRONOMIA E COMPUTADOR

 Computador & Cálculo

  Licio Maciel *

http://www.liciomaciel.com  http://www.clubedavela.com.br (alguns aplicativos de navegação estão disponíveis nesse portal).

liciomaciel@gmail.com

Turmas de 20 alunos (max.) 

ou POR CORRESPONDÊNCIA, com SKYPE.

Aulas no Planetário da Gávea, de 19 às 21:30 hr (PARTICIPANTES com LAPTOP – USB). Duração: 4 semanas, 1 aula por semana.

 

  INTRODUÇÃO (descrição geral do Curso)

 Por que astronomia e computador?

Objetivos e Conteúdo

-Vamos desmistificar dois assuntos considerados, em geral, difíceis: computador e matemática.

Para “comandar” o computador, necessitamos de uma linguagem de programação, isto é: uma serie de comandos que o computador entenda e proceda. São inúmeras as linguagens que podemos escolher, cada uma com suas vantagens e desvantagens, seus pros e contras.

Consultando o www.tiobe.com/tpci.htm, que indica as linguagens por ordem de uso, preferência mundial, a cada mês, vamos tirar conclusões (é, portanto, a voz da experiência…).

Vamo seguir, principalmente, alguns capítulos de 2 livros:

– Astronomical Algorithms – de Jean Meeus-( Willman-Bell, 2nd Ed.);

– Astronomie et Ordinateur – de Guy Serane (Dunod).

Em 2002, a Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) fundou o Iate Clube São João, na Urca (Morro de São João) e o Presidente da AsEFEx, Cel. Oziris Labatut Rodrigues, convidou-me para ministrar aulas de princípios práticos de Navegação a Vela, palestras práticas, com apoio do meu veleiro Krum, com poita na marina da Fortaleza.

Desde a parte inicial do curso, os participantes mostraram-se, pela facilidade de compreensão, interessados pela continuação dos conceitos da navegação astronômica com computador, o que deu início ao assunto, na parte da Navegação Oceânica. Muita coisa interessante, como, por exemplo, em que proa um veleiro atinge sua maior velocidade na orça? De todas as proas, qual a que melhor fornece a maior componente da velejada, …etc.

Nessa época, mais ou menos, a Microsoft lançou o Windows, na concorrência com a Apple, e grande número de programas aplicativos estavam sendo vertidos para esta plataforma, além de novos sendo criados.

Daí em diante, ao longo dos anos, foi seguir o fio da meada dos programas e seus aperfeiçoamentos.

Veremos os seguintes pontos e aplicaremos os seguintes programas (o nosso Curso é essencialmente prático):

 Tratando com números muito grandes, teremos de empregar outras notações.

Conversão de unidades astronômicas.

Movimentos Elíptico e Helicoidal.

Baricentro.

Leis de Newton.

Leis de Kepler.

Equação de Kepler (método de Sinnot).

 Estrelas-PMd (Processo do prof. Khol – do Observatório Nacional).

 PerDist  –  (período-distância).

Bissexto.

 eiSD – (erro instrumental e Semidiâmetro).

 Triângulos Esféricos.

Triângulo de Posição.

Transformação  Azimute-Ângulo no Zênite

TSO (Tempo Sideral Origem do Ano)

PASSAGEM MERIDIANA DOS ASTROS

Posição Geográfica do Astro

Corte do Primeiro Vertical

Uma Só Reta; VMG (Velocity Made Good); Ortodrômia – Loxodrômia;

SISTEMAS DE COORDENADAS, Determinação da Posição do Observador

SERÃO VISTOS detalhes de dois aplicativos importantes de astronomia: Starry Night e Stellarium, muito úteis para a identificação do céu e interpretação dos cálculos.

Programação – deixamos para a última aula a análise sucinta da escolha da linguagem de programação para cálculo, cujos exemplos estão nas últimas páginas do polígrafo do Curso (Astronomia & Computador).

Por ser um curso  “compacto”, há necessidade de bastante atenção na leitura do polígrafo: são 250 páginas, bem explicado, com muitas fotos e esquemas, contendo todos os pontos do programa, ou em DVD (à escolher). O DVD, por possuir muito mais espaço, tem uma parte de fotografias muito relevante, com quase todos os abrigos ao longo do litoral brasileiro, de Bertioga, SP, a Natalal, aém da parte de listagem dos aplicativos e códigos. O espaçamento entre os dias de aulas tem por objetivo permitir a assimilação das partes vistas nas sessões anteriores.

Este curso não recorda a resolução de Baskhara nem as soluções das equações de Maxwell, muito menos uma visão atualizada dos buracos negros e das teorias das ondas de  gravitação magnética ou conceitos sobre a beterraba da Dilma, mas o colocará bem mais atualizado em muita coisa que você esqueceu…

 MUITO OBRIGADO!

NOTA I: o curso, completo com apostila (livro de 250 páginas) e DVD com 40 aplicativos – plataforma Windows, tem um custo de 600 reais, incluídas as despesas de remessa postal e as horas mantidas periodicamente no Skype estão incluídas. Para militares, cujo Salário Família é de R$ 0,32 (trinta e dois centavos – graças ao interesse dos nossos abnegados e vibrantes chefes) há um desconto de 40%.

*é engenheiro

 

Nota II: Você aprenderá, por exemplo, como determinar a melhor época do ano, para iniciar o roteiro de São Paulo (Bertioga) ao Nordeste (Natal, Noronha, Rocas, Recife, Maceió…passando pelos Abrolhos e ao longo da fantástica grande barreira de corais brasileira). Quais os melhores abrigos (não só os mais badalados como Ilhéus, Porto Seguro, ilha de Santo Antonio…). Como entrar nos melhores abrigos usando os auxílios à navegação existentes, inclusive aqueles colocados pelos pescadores (há abrigos fantásticos, imperdíveis, como o da ilha da Cassumba – Nova Viçosa, que você só entra obedecendo certos cuidados, do contrário encalhará. Há muito macete a obedecer durante o roteiro…não é só preparar o veleiro e içar as velas… Velejar é uma ciência; os nossos medalhistas não fazem mágicas; eles seguem leis ou regras aerohidrodinâmicas…são leitores da bíblia de Marchaj * (para conseguirem chegar lá, tiveram que ler muito). Dentre todas as proas possíveis, qual a que fornece a maior velocidade diretamente contra o vento (ou a favor)? Em que proa o veleiro apresenta a maior velocidade? Como testar um veleiro (em que proas)? Por muitos anos velejei sem saber exatamente o que estava fazendo…fazia os ajustes “no grito” e não sabia se estava certo: muitos barcos semelhantes mantinham melhor “aspecto” e maior velocidade. Basta ler o conteúdo sumário do polígrafo, para ver quanta coisa necessita assimilar. Na parte de computador e cálculo, seu aprendizado será deveras marcante… até a programação será assimilada.

*Do Google: Czesław Antony Marchaj (09 de julho de 1918 – 21 de julho de 2015 = 97 anos de vida, a maioria velejando – Deus não computa os anos que passamos velejando (Coca)). Marchaj ligou a Física à Vela e ficou famoso, conhecido como CA Marchaj. Era polonês-britânico, professor universitário e físico da NASA, autor de estudos científicos sobre as aerodinâmica e hidrodinâmica de barcos à vela. He was the author of a classic work “Sailing Theory and Practice” and approximately 60 other publications on sailing . Ele foi o autor de uma obra clássica “Teoria e Prática de Vela” e cerca de 60 outras publicações sobre vela . He was a member of the Royal Institute of Naval Architects (RINA), [ 1 ] and he was awarded the Silver Medal of The International Sailing Federation (ISAF). [ 2 ] Ele era membro do Royal Institute of Naval Architects (RINA) e foi premiado com a Medalha de Prata da Federação Internacional de Vela.

 

********************************************************************************************

BREVE PARÊNTESIS NECESSÁRIO:

Esse meu veleirinho, KRUM, foi “denunciado”, por vingança, pelo Nini (Newton Cruz), usando criminosamente a força do SNI contra um simples cidadão militar que lhe impediu de roubar. 

Usou o PB para todos os oficiais generais das três Armas, Marinha, Exército e Aeronáutica, E IMPRENSA, informando que o meu barco tinha 30 metros de comprimento, todo construído em pau brasil (só um boçal como ele construiria um veleiro de pau brasil…) e avaliado por ele, na época, em 30 milhões de cruzeiros (hoje uns 30 milhões de reais), construído ilegalmente – quem desejar maiores detalhes sobre o assunto e o veleiro, pode me fazer qualquer pergunta, etc.etc.,  poderá, inclusive, solicitar, online, seofa (free) (liciomaciel@gmail.com), uma cópia da CPI que confirmou as falcatruas do SNI/Nini /Medeiros/João Figueiredo (aquele que gostava mais do cheiro de cavalo do que do povo…) sobre o assunto.

Enquanto eu velejei durante 30 anos (“cagando” para a opinião deles…) ao longo do nosso fantástico litoral, de Bertioga a Natal, incluindo Abrolhos, Rocas e Noronha.

Depois, para incentivar o brasileiro no esporte, escrevi três livros a respeito, um de Roteiro dos melhores abrigos – inclusive com waypoints, e outros dois, mais técnicos, sobre técnica de vela – teoria e prática e o terceiro sobre navegação programada (com computador) . Eles, os generaisinhos de gabinete, ficavam explicando sobre seus roubos e crimes, Baumgarten, Jeanette, barqueiro Manoel, bailarino Polila , o Jiló, delegado Vasques, o Gravatinha, Major pqd Prado (meu amigo), Verba Secreta, Rio Centro, CPI’s diversas, Cinelli (meu amigo-do-peito), Mário da Purificação Almeida Costa (Fiscal Administrativo da Presidência da República), Tarcisio Nunes Ferreira (…João não será Presidente…devido a suas falcatruas com os cavalos puro-sangue contrabandeados da Argentina…), etc., cuja documentação, xerox oficial, poderei enviar online, tudo completamente free, para quem solicitar.

Nini

“A farda não abafa o cidadão no peito do soldado”.

Leia mais: http://quemdisse.com.br/frase.asp?frase=98337#ixzz3zr5hBt48

 

Anúncios

Sobre liciomaciel

Velejador
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s