NO TEMPO DA GUERRA FRIA memórias e reflexões, do Cel. MAYA PEDROSA

Almadesoldado

aman

cdcd2-militares_2

Lançamento do livro: “No Tempo da Guerra Fria”

Livro traz memórias e reflexões sobre o período e suas conseqüências para o Brasil e o mundo

Neste livro, o Coronel Maya Pedrosa debruça-se sobre o Movimento Militar de 64. Sabe que desagradará “gregos e troianos”.

O Centro Universitário CESMAC promove o lançamento, dia 23, às 19h, do livro “No Tempo da Guerra Fria – memórias e reflexões” de autoria do Cel. José Fernando de Maya Pedrosa, na Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes. A obra se configura em uma importante análise sobre o período da Guerra Fria e como esse movimento acabou estabelecendo processos pelo mundo inteiro. A produção traz em 578 páginas a vivência do autor nessa época e pretende ser importante instrumento de estudo para quem se interessa pela história.

Para o autor “o conflito ideológico disso decorrente criou tensões e deu origem a um ambiente de sobrevivência das instituições e das pessoas. Surpreendentemente, tudo terminou, restando consequências que ainda persistem”, comentou.

Pedrosa é natural de Maceió e possuidor de sólida formação humanística e inclinação para as letras. Escreveu três livros sobre a história de Alagoas e outros tantos pela Biblioteca do Exército sobre História Militar. É sócio titular do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. É membro da Associação Alagoana de Imprensa.

Foi diretor e presidente do Conselho Editorial da Biblioteca do Exército. Membro da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai, por dois anos, na função de assessor do Comando de Infantaria e da Academia Militar Marechal Solano Lopez. Oficial de gabinete do Ministro do Exército e comandante do 19º Batalhão de Caçadores, em Salvador.

Segundo o professor, historiador e vice-reitor do Cesmac, Douglas Apratto Tenório “o autor insere sua análise em importantes momentos do ciclo que estuda e neles inclui os principais dramatis personae. Não disfarça ser um apaixonado pela instituição militar a que devotou toda sua vida e tem seus pontos de vista apresentados de forma clara, assim como situações insólitas, várias delas desconhecidas pelo grande público. Este é um livro que tem ainda uma relevância especial para a historiografia local, pois revela situações acontecidas em Alagoas durante as fases anterior e posterior ao 31 de Março de 1964”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cesmac

Serviço: Lançamento Livro “No Tempo da Guerra Fria”

Local: Galeria CESMAC de Arte Fernando Lopes, Rua Cônego Machado, s/n, Farol

Data: 23.07.2015 (Quinta-Feira)

Sobre liciomaciel

Velejador
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s