DIFERENÇAS FLAGRANTES

José Gobbo Ferreira

18:45 (Há 15 horas)
para

PT e PMDB

José Gobbo Ferreira

Tenho visto recentemente pessoas que merecem toda minha consideração fazer uma comparação entre o PT e o PSDB concluindo que ambos tem praticamente a mesma posição ideológica e representam um perigo semelhante para a democracia no Brasil. Além disso, acusam o PSDB de ser uma sucursal do fabianismo entre nós.

Não sou filiado, nem admirador de nenhum dos dois partidos por isso me sinto à vontade para, com todo o devido respeito por essa opinião, ousar discordar dela.

Em primeiro lugar, há que se fazer a distinção entre o socialismo revolucionário, que é o que o PT defende, e a social democracia, adotada pelo PSDB, eis que faz parte de seu próprio nome.

O socialismo revolucionário moderno professa um marxismo agressivo, aplicado segundo as concepções de Gramsci. Prega a chegada do partido socialista ao poder pelo voto popular, a conquista da hegemonia no seio da sociedade por seus militantes, a transição progressiva para o socialismo disfarçada pela aparência de legalidade democrática, a acumulação de força e, quando essa força atingir um valor considerado adequado, a provocação de uma crise institucional que desagua em um golpe de estado apoiado na violência a cargo do braço armado do partido até a destruição do Estado Democrático de Direito e a instauração de um sistema socialista.

O PT já dispõe, ou julga dispor, de seu braço armado, que é aquilo que seu grande timoneiro em seus delírios etílicos chama de “exército de Stédile”.  Aliou-se ao que há de politicamente mais sórdido e imoral na América Latina, que é o foro de São Paulo. Dele recebe apoio de várias naturezas em suas campanhas eleitorais e na conspiração para a derrubada da democracia. Logo, os passos iniciais para a instauração do estado socialista já estão sendo dados por ele e o Brasil pode ser considerado em transição para o socialismo, retardada momentaneamente pela situação vivida neste momento pelo PT.

A social democracia é o regime político que impera em quase toda a Europa, com nuances peculiares a cada país. Em resumo, é um sistema que admite uma intervenção do Estado com maior ou menor profundidade na atividade econômica e aumenta sensivelmente os investimentos públicos com a assistência social à população. Não tem qualquer característica marxista, não apoia a luta de classes, permite a propriedade privada, ainda que em certos casos subordinando-a ao interesse social, é pluripartidarista e seus governantes são eleitos em eleições livres e periódicas.

Não há como confundir os objetivos nominais do PT com os do PSDB.

A Fabian Society é uma associação londrina dos anos 1880 constituída principalmente por intelectuais respeitáveis. O fabianismo é um movimento nascido nela, que a princípio se propunha a amenizar as injustiças sociais e melhorar as condições de vida do povo em geral. Embora isso lembre alguns lemas socialistas, o fabianismo rejeita Marx, condena a luta de classes e respeita integralmente a propriedade privada. Atualmente sua ideologia é muito parecida com aquela da social democracia.

Hoje, os grupos econômicos internacionais tem grande influência sobre o fabianismo e são seus maiores financiadores. Para atender seus interesses foram criadas entidades dedicadas a exercer pressões sobre os países da América Latina, como o Diálogo Interamericano, da qual o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso-FHC é signatário, e seu braço executivo, o Projeto Democracia, que tem propostas que interferem em seus assuntos internos. Algumas delas foram colocadas em prática no Brasil durante o governo FHC.

A confusão entre as posturas do PT e do PSDB tem pelo menos duas causas: a confusão entre socialismo revolucionário e a social democracia e a associação entre o partido PSDB e a figura do indivíduo Fernando Henrique Cardoso. O indivíduo FHC é fabianista. Mas isso não é motivo válido para acusar o partido PSDB de sê-lo também.

A influência de FHC no partido é hoje mais honorífica que efetiva. Na nova geração de líderes de primeira linha destacam-se os Srs. Aécio Neves (presidente do partido) e Geraldo Alckmin. Ambos tem formação familiar, religiosa, ideológica e política que torna muito pouco provável que se identifiquem com posições socialistas revolucionárias ou fabianistas. FHC é um homem do mundo. Aécio e Alckmin são homens do Brasil. É de se esperar, pois, que em um eventual exercício do poder sob a liderança de qualquer um deles o PSDB adote uma postura social democrata clássica.

Enquanto isso o PT, como partido, está voluntaria e obrigatoriamente subordinado às determinações do foro de São Paulo, afrontando a Constituição Federal e a Lei dos Partidos Políticos. Nunca antes na história deste País se testemunhou uma série de escândalos de corrupção igual à patrocinada pelo PT, que saqueia os cofres das empresas estatais para enriquecer alguns de seus membros e de seus comparsas, se perpetuar no poder e completar a qualquer custo a transição para o socialismo no Brasil.

Não sei se o PSDB eventualmente exercendo o poder seria capaz de conduzir nosso País  aos dias esplendorosos com que sonhamos. Mas estou certo que o PT nos conduzirá para o abismo. Sustentar que o PSDB seja igual ao PT em termos de risco para o futuro do Brasil é uma acusação que não encontra respaldo na análise isenta dos fatos.gOBBO3 cópia

Sobre liciomaciel

Velejador
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a DIFERENÇAS FLAGRANTES

  1. Juracimi Baptista da Silva diz:

    Ambos os partidos são farinhas do mesmo saco. Não se deve esquecer que FHC é inimigo e deu início a neutralização das FFAA. Seu pai, general, tinha Carlos Prestes como ídolo…

  2. Senhor cel. José Gobbo Ferreira: a meu ver o senhor é mais um dos marxistas-socialistas que infestam e contaminam as FFAA, e que com ações tonalizadas de vermelho, conduziram o Brasil ao pântano em que está.

    P.S.-será que meu comentário será publicado?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s