ASTRONOMIA & COMPUTADOR – Curso Compacto, prático.

CapaAstronomia-Computador cópia

(apostila) – esta foto acima é do aplicativo Estrelas, que lhe permite saber quais astros você poderá ver em qualquer dia, além de outros dados importantes.

A foto abaixo, é do veleiro de oceano Bruce&Roberts, de 27 pés (8,22 metros), para

fabricação própria, em fibra de vidro (sai mais barato que um carro Fiat popular).

Construí num estaleiro aqui no RJ, em dois anos, em fibra de vidro e velejei nele por cerca de 28 anos, sem acidente, sem problemas, como está descrito nos meus três livros de náutica: “Roteiro: de Bertioga a Natal, passando por Abrolhos, Rocas e Noronha” (300 páginas); “Velejando Melhor – teoria e técnica de vela” (230 páginas); “Navegação Programada – plataforma Windows”, com 20 aplicativos de navegação astronômica (180 páginas e CD-ROM encartado com os aplicativos, muitas fotos).

Você adquire o projeto no Bruce Roberts (agora pode adquirir o equivalente no Cabinho: Yacht Designs), que fornece auxílio durante a construção).

 

4289

 ASTRONOMIA E COMPUTADOR

CURSO

Computador & Cálculo

  Licio Maciel *

http://www.liciomaciel.com  http://www.clubedavela.com.br (alguns aplicativos de navegação estão disponíveis nesse portal).

liciomaciel@gmail.com

Turmas de 20 alunos (max.) 

ou POR CORRESPONDÊNCIA, com SKYPE.

Aulas no Planetário da Gávea, de 19 às 21:30 hr (PARTICIPANTES com LAPTOP – USB). Duração: 4 semanas, 1 aula por semana.

 

  INTRODUÇÃO

 Por que astronomia e computador?

Objetivos e Conteúdo do Curso

Vamos abordar dois assuntos considerados, em geral, difíceis: computador e matemática.

Para “comandar” o computador, necessitamos de uma linguagem de programação, isto é: uma serie de comandos que o computador entenda e proceda. São inúmeras as linguagens que podemos escolher, cada uma com suas vantagens e desvantagens, seus pros e contras.

Consultando o www.tiobe.com/tpci.htm, que indica as linguagens por ordem de uso, preferência mundial, a cada mês, vamos tirar conclusões (é, portanto, a voz da experiência…).

Vamo seguir, principalmente, alguns capítulos de 2 livros:

– Astronomical Algorithms – de Jean Meeus-( Willman-Bell, 2nd Ed.);

– Astronomie et Ordinateur – de Guy Serane (Dunod).

Em 2002, a Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) fundou o Iate Clube São João, na Urca (Morro de São João) e o Presidente da AsEFEx, Cel. Oziris Labatut Rodrigues, convidou-me para ministrar aulas de princípios práticos de Navegação à Vela, palestras práticas, com apoio do veleiro Krum, projeto Bruce Roberts 27, com poita na marina da Fortaleza.

Desde a parte inicial do Curso, os participantes mostraram-se interessados pela continuação dos conceitos da navegação astronômica, com computador, o que deu início ao assunto, na parte da Navegação Oceânica.

Nessa época, mais ou menos, a Microsoft lançou o Windows, na concorrência com a Apple, e grande número de programas aplicativos estavam sendo vertidos para esta plataforma.

Daí em diante, ao longo dos anos, foi seguir o fio da meada dos programas e seus aperfeiçoamentos.

Veremos os seguintes pontos e aplicaremos os seguintes programas (o nosso Curso é essencialmente prático):

 Tratando com números muito grandes, teremos de empregar outras notações.

Conversão de unidades astronômicas.

Movimento Elíptico e Helicoidal.

Baricentro.

Leis de Newton.

Equação de Kepler (método de Sinnot).

Leis de Kepler.

Estrelas-PMd (Processo do prof. Khol – Observatório Nacional).

 PerDist.

Bissexto.

 eiSD.

 Triângulos Esféricos.

Triângulo de Posição.

Transformação de A-Z.

PASSAGEM MERIDIANA DOS ASTROS

Posição Geográfica do Observador.

TS0 (Tempo Sideral Origem do Ano).

APLICATIVOS: UmaSóReta;

VMG (Velocity Made Good);

Ortodrômia – Loxodrômia;

SISTEMAS DE COORDENADAS

SERÃO VISTOS detalhes de dois aplicativos de astronomia: Starry Night e Stellarium, muito úteis para a identificação do céu e interpretação de cálculos.

Programação – deixamos para a última aula a análise sucinta da escolha da linguagem de programação, cujos exemplos estão nas últimas páginas do polígrafo do Curso (Astronomia & Computador).

Por ser um curso  “compacto”, há necessidade de bastante atenção na leitura do manual: são 250 páginas, bem explicado, com muitas fotos e esquemas, contendo todos os pontos do programa, ou em DVD ou livro. O DVD, por possuir muito mais espaço, tem uma parte de fotografias muito relevante, além da parte de listagem dos aplicativos e códigos. O espaçamento entre os dias de aulas tem por objetivo permitir a assimilação das partes vistas nas sessões anteriores.

Este curso não recorda a resolução de Baskhara nem as soluções das equações de Maxwell, muito menos uma visão atualizada dos buracos negros ou conceitos sobre a beterraba, mas o colocará bem mais atualizado com muita coisa que você esqueceu…

 MUITO OBRIGADO!

NOTA: o curso, completo com apostila (livro de 250 páginas) e DVD com 40 aplicativos – plataforma Windows, tem um custo de 600 reais, incluídas as despesas de remessa postal e as horas mantidas periodicamente no Skype. Para militares, cujo Salário Família é de R$ 0,32 (trinta e dois centavos – graças ao interesse dos nossos abnegados chefes) há um desconto de 30%.

*é engenheiro

 

 

 

 

Anúncios

Sobre liciomaciel

Velejador
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a ASTRONOMIA & COMPUTADOR – Curso Compacto, prático.

  1. Pingback: ASTRONOMIA & COMPUTADOR | Blog do Licio Maciel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s